martes, 28 de octubre de 2014

A fortaleza megalítica de Ixiamas

Foram muitos os objetivos da expedição ao Alto Rio Madidi.
Primeiramente a documentação fotográfica, reconhecimento e estudo da fortaleza de Ixiamas, uma estrutura pre-inca imponente, situada no departamento de La Paz.
Em segundo lugar, a verificação real, para fins naturalistas, do Rio Alto Madidi, localizado no Parque Nacional Madidi, na floresta tropical da Amazônia boliviana. Eu queria conhecer pessoalmente as condições encontradas no parque e os animais que nela habitam.
O terceiro objetivo da expedição ao Alto Rio Madidi era de interesse antropológico: estava interessado em verificar a existência dos míticos Toromonas, um grupo étnico que supostamente vivem na parte mais interna do parque, completamente isolado do resto da população boliviana.
Quando cheguei à Rurrenabaque, agradável cidade localizada às margens do Rio Beni, entrei em contato com meus guias especializados e Felix Quajera y José Tirina. Nos dias seguintes organizamos à expedição e o planejamento de como chegar a áreas de floresta primária extremamente remota onde nenhum ocidental nunca pôs pé.
Partimos da aldeia de San Buenaventura, localizado na margem oposta do rio Beni, e no departamento de La Paz. Em uma perua cheia de passageiros, chegamos depois de quatro horas nas ruas de terra batida, ao rio Tequeje (um afluente do Beni). Era noite e, portanto, preparamos o campo 1 embaixo da ponte que o atravessa.
No segundo dia, começamos a caminhar para a fortaleza de Ixiamas. Tivemos informações fragmentárias sobre a sua localização, pois algumas pessoas de Rurrenabaque tinham-nos dito ter a certeza de que este estava no topo da montanha, ao lado do rioTequeje, em posição dominante, mas, na realidade, nem os meus guias nem eu sabíamos exatamente onde ficava.
Começamos a subida através de florestas úmidas e intrincadas, mas já depois de meia hora, percebemos que não havia trilha e a vegetação era um grande obstáculo para o nosso progresso.
Em qualquer caso, continuamos ascendendo pelo morro por cerca de três horas, avançando muito devagar e usando o facão a cada passo. Nós continuamos a subir a montanha, embora que andávamos com as mochilas pesadas (cerca de 15 kg cada uma, uma vez que nos tínhamos provisionados para 15 dias) foi muito difícil, não só por causa do peso intrínseco, mas, acima de tudo, pelo fato de que as nossas mochilas tropeçavam em galhos de árvores e videiras, prejudicando significativamente nossa caminhada.
Em algum ponto, sendo às duas da tarde, e com o sol queimando a fadiga estava a nos testar, decidimos deixar as mochilas em um lugar seguro e continuar a exploração mais leves.
Quando estávamos em uma altura de aproximadamente 600 metros e na frente de nós dois picos. A fortaleza tinha de ficar necessariamente em um das duas "cúpulas", mas não sabíamos qual.
Passamos então a explorar a primeira, mas a total falta de trilha que tinha dúvidas sobre a real possibilidade de localizar o forte.
Nós estávamos com sede. Tínhamos partido com apenas uma garrafa de água e não tínhamos encontrado nenhum riacho no nosso caminho. Já eram às quatro da tarde e, portanto, relutantemente decidimos que tínhamos de voltar por as mochilas, a fim de encontrar um riacho para o acampamento.
E nós fizemos assim. Do ponto em que deixamos as malas houve uma alcantiladíssima inclinação em cujo fundo talvez houvesse um córrego. Talvez.
No entanto, se você ouvir atentamente, você pode ouvir um tumulto muito distante, talvez fosse água.
E assim, novamente com bagagem pesada em cima começamos a descida em cerca de 30 minutos chegamos a um riacho onde a água fluía limpa e fresca.
Pudemos organizar o acampamento 2 bem perto do torrente, em um lugar mágico, prometendo voltar para o topo da montanha na manhã seguinte.
Depois de recuperar energia, e envoltos na escuridão da noite, estávamos imersos em uma sinfonia incrível de animais de todos os tipos. Primeiro de tudo, o assobiar do pássaro chamado xerife (Lipaugus vociferans), e outros tantos pássaros cantando, sapos coaxando também e os gritos distantes de macacos bugios, mas, acima de tudo, foram os insetos protagonistas inigualáveis na nossa noite: milhares de mosquitos, abelhas e vaga-lumes.
Antes de ir para a cama, eu fui até o riacho para beber. Mas onde eu estava bebendo, eu tinha a lanterna e iluminou uma aranha negra grande e peluda, cujo corpo era tão grande como um punho de uma mão. Fiquei petrificado, mas eu mantive a calma, movendo-me lentamente, voltei para a tenda, perto 5 metros do córrego, de pé novamente.
Um sussurro alto acompanhou-nos quando estávamos a dormir na barriga da mata.
A partir das sete da manhã, começamos a andar sem o peso das mochilas, e subimos a montanha indo direto ao topo que não tínhamos explorado no dia anterior.
Em cerca de duas horas de caminhada, chegamos à entrada da fortaleza, e de imediato, notei as características desta construção imponente megalítica: é uma área de cerca de dois hectares, rodeada por uma grande muralha de cerca de 200 metros de comprimento total, e, por vezes, elevada uns 3 metros. Dentro, há outros muros mais baixos que foram provavelmente construídos como aterros.

Localização da Fortaleza de Ixiamas
Lat. 13 graus 53 'Sul 621 - Long. 68 graus 09 '51 Oeste
Altura: 903 Metros s.n.d.m.

O edifício está localizado exatamente no topo da montanha, em uma posição dominante nas vastas planícies amazônicas. O lugar chamado mirador (vigia) de onde você pode ver ao longe a cidade de Ixiamas, pradaria a esquerda de Rio Tequeje.
Por quem foi construída? E acima de tudo, por quê?
Em minha opinião, a fortaleza de Ixiamas foi construída por um povo desconhecido pré-inca que dominava a zona de floresta alta imediatamente adjacente à planície amazônica. O fato de que a parede defensiva é tão grossa e alta sugere que pessoas desconhecidas estavam em guerra com os povos das terras baixas da Amazônia.
Sobre se o forte foi usado pelos incas em períodos sucessivos, são opiniões diferentes: a minha é que os Incas utilizaram talvez, mas não para fins militares, como é bem sabido que a manutenção de boas relações com Moxos, talvez o verdadeiro soberano do lendário reino de Paititi, talvez foi usado pelos incas como o armazenamento de lugar agrícola e intercâmbio com os povos da floresta. No entanto, como chegavam até lá? É evidente que deve ter um caminho desde algum lugar que servia de acesso a fortaleza, mas anos de negligência, provavelmente esconderam-no quase completamente.
Depois de cozinhar um prato de arroz e feijão, no lugar chamado de "vigia", voltamos para o acampamento 2, onde continuamos ao longo do riacho, tentando chegar às margens do rio Tequeje, e para continuar a nossa expedição ao Rio Alto Madidi.